lugar de vala


poema de Anelito de Oliveira








Lugar de vala [ou a crise da razão da vítima]




À memória de Flávio José Gonçalves,
Antropólogo, Professor, Ativista Anti-racismo,
Morto depois de um longo sofrimento advindo do racismo institucional
na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)





- Talvez eu esteja enganado: Talvez eu esteja absolutamente enganado: Mais uma vez: Talvez eles sejam bons, justos e até santos: Talvez não sejam racistas: Talvez sejam absolutamente humanos: Talvez eu esteja sendo radical: Mais uma vez: Mais uma vez: Talvez eu esteja sendo radical demais mais uma vez: Talvez eu devesse entender tudo: Nada é pessoal: Tudo é legal: Eles apenas estão cumprindo a lei: Eles são exemplo de cumprimento das leis: Eles são corretos: Eles são sérios: Eles são honestos: Eles são puros: Eles têm uma conduta ilibada: Eles são muito justos, dignos e capazes: E – o mais importante – não são racistas: Não confundam as coisas: O fato de serem brancos é algo elementar: O fato de serem brancos não significa que não respeitem os negros: O fato de serem brancos não significa que não entendam os negros: O fato de serem brancos não significa que não sejam contra o racismo: Não, claro que não: São brancos, não são racistas e até lutam contra o racismo: Ninguém é racista no Brasil: Todo mundo é negro no Brasil: Só o povo do Movimento Negro que acha que é negro no Brasil: Talvez o problema seja mesmo meu: Talvez o problema seja exclusivamente meu: Nessa cidade todo mundo é d´Oxum: Talvez o racista mesmo seja eu: Eu que percebo racismo em tudo: Eu que vejo o mundo pelo prisma racial: Pra que cotas nas Universidades públicas?: Pra que cotas em concurso público?: Pra que negros em publicidade?: Pra que negros na Globo?: Todo mundo quer é ser feliz: O maior escritor brasileiro é negro: O maior jogador de futebol do mundo é negro: A maior cozinheira do mundo é negra: O maior pagodeiro do mundo é negro: O maior capoeirista do mundo é negro: A mulata mais bonita do mundo é negra: O maior macumbeiro do mundo é negro: O maior gari do mundo é negro: A maior doméstica do mundo é negra: O maior presidiário do mundo é negro: O maior motorista do mundo é negro: O maior crackudo do mundo é negro: O maior desempregado do mundo é negro: O maior fodido do mundo é negro!: Negro é cultura!: Que racismo o quê?: Tudo é uma questão de mérito: Vamos mudar de assunto?: Que racismo o quê?: Lute que você consegue: Que racismo o quê?: Que merda!: Chega de mimimi: Deus no comando sempre!: Todo mundo é negro no Brasil: Todo mundo é negro no mundo! Que racismo o quê?: O quê? O quê? Racismo? Ó paí, ó! -



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

adoro os grandes capitalistas

à burrice

Código de Barras